Planilha de gastos é fundamental no controle do orçamento doméstico

Nenhum Comentário


A crise que atingiu a economia do país parece estar longe de acabar, por isso, é fundamental cada vez mais planejar as despesas domésticas.
O economista do Hora 1 Samy Dana dá as dicas e sugere uma planilha, onde tudo deve ser anotado para um controle mais eficiente.
Hora 1_planilha (Foto: reprodução TV Globo)(Foto: reprodução TV Globo)
Fazer a planilha de gastos dá um pouco de trabalho, mas pode te ajudar a descobrir para onde está indo o dinheiro. É importante e pode ser feito em apenas um mês, para começar um diagnóstico.
Sobre as despesas, existe um modelo que é o ideal a seguir, mas sabemos que isso depende do número de pessoas que mora na casa, da renda da família, se tem filhos, ou seja, os gastos mudam muito.
Com as despesas da casa, como água, luz e aluguel, o ideal é gastar, no máximo, 35% do orçamento. Com alimentação, que inclui supermercado e refeições fora de casa, o percentual fica em 25%. Saúde de beleza, que compreende plano de saúde privado, remédios e salão de beleza, os gastos não devem ultrapassar 10% do orçamento. Com o transporte devem ser gastos, no máximo, 5%, com educação 15% e para o lazer e despesas extras, outros 10% do orçamento estão comprometidos.
Se o percentual gasto passar desses valores é interessante rever o orçamento e tentar reduzir as despesas até atingir o patamar.

back to top