O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu arquivar o processo aberto contra a propaganda de Dia dos Namorados do Boticário, que exibiu diferentes tipos de casais, heterossexuais e homossexuais, trocando presentes, e virou alvo de protestos e ameaça de boicote à marca.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (16), o Conselho de Ética do Conar decidiu rejeitar por unanimidade o pedido de retirada do ar do comercial.
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O processo foi aberto em junho, após o órgão receber centenas de reclamações de consumidores que consideraram a peça "desrespeitosa à sociedade e à família".
Segundo o Conar, chegaram ao órgão cerca de 1 mil e-mails sobre o assunto, sendo metade reclamações e metade mensagens em defesa da propaganda.
Em nota, o Boticário afirmou que a decisão do Conar "está em acordo com a proposta da marca de abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual, representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados".
'Missão da família'
O relator do processo destacou em seu voto que o comercial motrou apenas aspectos da realidade contemporânea. "Não contem com a publicidade para omitir a realidade", escreveu.
O relator do processo destacou em seu voto que o comercial motrou apenas aspectos da realidade contemporânea. "Não contem com a publicidade para omitir a realidade", escreveu.
Em relação aos questionamentos de consumidores sobre como explicar às crianças as cenas exibidas pela campanha, o relator ressaltou que "está é uma missão, ainda que muito árdua, da família" e não da publicidade.
Ainda cabe recurso à decisão do Conar. Mas o julgamento desta quinta deverá servir de referência para casos semelhantes que forem levados ao órgão.
'Diversidade do amor'
A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa da "diversidade do amor", "além das convenções". Assista ao vídeo da propaganda
A marca anunciou o lançamento do comercial como uma defesa da "diversidade do amor", "além das convenções". Assista ao vídeo da propaganda
Em comunicado divulgado após a polêmica em torno do caso, a empresa afirmou que "acredita na beleza das relações" e que "valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”.
Segundo a marca, a proposta foi "abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor - independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual - representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados".
Nova campanha da marca aborda adoção
Em nova campanha para o Dia dos Pais, a marca decidiu celebrar a atitude da adoção de crianças órfãs. Mas desta vez a fabricante de perfumes parece ter se esforçado para não dar margem a polêmicas.
Em nova campanha para o Dia dos Pais, a marca decidiu celebrar a atitude da adoção de crianças órfãs. Mas desta vez a fabricante de perfumes parece ter se esforçado para não dar margem a polêmicas.
No novo filme, dirigido mais uma vez por Heitor Dhalia, as cenas acompanham o cotidiano de um menino que descreve o suposto dia de seu nascimento e emoção do seu pai quando ele nasceu.Assista ao vídeo
Eu nasci que nem todo mundo, chorando", diz a narração de abertura.
De início, parece um relato do passado. A criança aparece brincando na sala de aula, depois fazendo a mala e se despedindo dos colegas. Descobre-se então que o menino está de saída do orfanato para o primeiro encontro com o seu pai que o aguarda agachado, de braços abertos ao lado da mãe.
"Meu pai também chorou. Eu tenho muita sorte, sabe, porque eu sou uma das poucas pessoas que conseguem lembrar de tudo o que aconteceu no dia do próprio nascimento", completa a narração.
O comercial "Origem" termina com a mãe entregando uma caixa de presente com um perfume da marca e desejando feliz Dia dos Pais.